segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

UNIDADE III

PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS


As atividades da Unidade III nos levaram a conhecer e a selecionar repositórios de material digital de grande importância para o professor e consequentemente para o aluno.
São ferramentas didáticas virtuais que enriquecem o trabalho do professor e motivam os alunos através de som, imagens e animações a aprender e a construir o seu próprio conhecimento.
Mesmo que aparentemente não se perceba a presença da tecnologia em um trabalho, é provável que para a realização desse trabalho ela tenha sido de suma importância, é o que acontece com o vídeo "SALTOS NO TEMPO".





Como o próprio autor comentou, o uso da tecnologia foi imprescindível para realização dessa obra, pois foram os recursos que o software Power Point oferece é que permitiram o desenvolvimento de seu trabalho.




UNIDADE IV

CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA


Estamos chegando ao final do nosso curso, esta é a última unidade, e podemos concluir que não é mais possível o professor desenvolver um trabalho interessante, criativo e que desperte o interesse dos alunos sem o uso das tecnologias em sua prática pedagógica.
Tive a oportunidade de desenvolver alguns projetos e constatar que não é nenhum “bicho de sete cabeças” como muitos professores pensam.
O projeto nos permite colocar em prática toda a nossa criatividade através dos recursos que a tecnologia nos oferece e dando oportunidade ao aluno de também colocar em prática suas idéias e sua forma de pensar produzindo conhecimento de acordo com a sua interpretação. Possibilita ainda, o envolvimento de toda a turma levando os alunos a trabalhar em equipe, trocando idéias, e dessa forma, enriquecendo os seus trabalhos e tornando a aprendizagem muito mais interessante.
Para que se possa produzir um projeto rico e dinâmico com o objetivo de levar conhecimento e instigar os alunos a produzirem seu próprio conhecimento, é preciso lançar mão de vários recursos que a tecnologia nos oferece. Para isso ser possível, nós professores, precisamos estar abertos a mudanças e nos prepararmos tecnologicamente, pois, como Pedro Demo diz:
“As mudanças têm que começar com o professor. Ele é a figura fundamental. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal”.
Ao refletir sobre todas as atividades que elaborei durante o curso, percebo o quanto aprendi e que muitas coisas que julgava complicadas e difíceis, ao final do curso, se tornaram mais simples.
Certamente ainda tenho muito o que aprender, pois, a aprendizagem é contínua, mas, já me sinto preparada para através da utilização da tecnologia, tornar minhas aulas muito mais interessantes e atrativas para os alunos.